domingo, 19 de junho de 2011





Arrufos

Não há no mundo quem amantes visse
Que se quisessem como nos queremos;
Mas hoje uma questiúncula tivemos
Por um caprichosinho, uma tolice.


- Acabemos com isto! ela me disse,
E eu respondi-lhe assim: - Pois acabemos!
- E fiz o que se faz em tais extremos:
Peguei no meu chapéu com fanfarrice,


E, dando um gesto de desdém profundo,
Saí cantarolando. Está bem visto
Que a forma ali contradizia o fundo.


Ela escreveu. Voltei. Nem Jesus Cristo,
Nem minha Mãe, voltando agora ao mundo,
Foram capazes de acabar com isto!


Artur Azevedo
♥♥●•·


Por Decoro


Quando me esperas, palpitando amores,
E os grossos lábios úmidos me estendes,
E do teu corpo cálido desprendes
Desconhecido olor de estranhas flores;


Quando, toda suspiros e fervores,
Nesta prisão de músculos te prendes,
E aos meus beijos de sátiro te rendes,
Furtando as rosas as púrpureas cores;


Os olhos teus, inexpressivamente,
Entrefechados, lânguidos, tranquilos,
Olham, meu doce amor, de tal maneira,


Que, se olhassem assim, publicamente,
Deveria, perdoa-me, cobri-los
Uma discreta folha de parreira.


Artur Azevedo

* Wiliam Adolphe Bouguereau - Idyll


4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia querida amiga
Parece que nos perdemos e nos silêncios nos fazemos.

Continuo a sentir a sua amizade com respeito e muita admiração.

Gostei muito destes poemas. São autores consagrados que nos ensinaram formas e conteúdos onde se informa a língua lusitana.

Logo mais estarão fora de uso porque lhes mudaram as leis, as formas e os conteúdos.

Mentes insanas que fogem ao curso de aperfeiçoamento para o facilitismo sem ordem nem arte de escrever.

Salvam-se alguns sons que são comuns a outros animais....

Anônimo disse...

Estou reenviando esta mensagem porque a anterior saiu com erro:
Hoje tem um texto muito interessante sobre o Efeito Borboleta no blogue www.jairclopes.blogspot.com você vai gostar.

Anônimo disse...

Nueva entrada en el blog: se trata de una serie de notas sobre la muerte en la literatura. Aquí va la primera, podés hacer click aquí: http://elperroelocuente.blogspot.com/
Saludos.
Jorge

vitor antonio estrella disse...

BOM DIA! Muito bem diversificado e atraente seu blog, parabens! Continue assim. VITOR ESTRELLA