segunda-feira, 13 de julho de 2009

.
.
Tianguá - Ceará
.
.
.
FÉRIAS INESQUECÍVEIS
.

...........AMIGOS que tão gentilmente visitam o nosso blog, estou curtindo 15 dias de férias em Portugal. Para falar a verdade, é a primeira vez que viajo ao exterior; dantes não sentia a necessidade de fazê-lo, pois tinha e ainda tenho o meu Brasil como o melhor, o mais lindo, paradisíaco, exuberante, maravilhoso lugar do mundo para se viver e para se ser feliz. No entanto, cheguei ao primeiro mundo, no país que dizem ser um dos menos ricos da Europa.

..........É IMPOSSÍVEL não comparar!!!!! O meu Brasil, país que amo de paixão, precisa aprender com a pátria-mãe. Aqui em Portugal, em todos os lugares por onde tenho andado, há organização, há segurança social, há saneamento básico. Aqui as ruas são limpas, não há lixo amontoado nas ruas; aqui há segurança, posso sair pelas ruas sozinhas às 22, 23 horas, ou até mais tarde - pois aqui o crepúsculo só ocorre por volta das 21 horas - sem ser molestada, sem medo de ser assaltada.

..........Daí eu pergunto: Por que o Brasil, um país tão grande e tão rico, com tantas belezas, com seu povo tão alegre, generoso e hospitaleiro, está sempre tão violento, tão inseguro, com carência quase total de tantos serviços básicos? Por que as cidades estão sempre tão sujas, tão desorganizadas? Por que é tão difícil manter um serviço minimamamente básico, de saúde, de saneamento, de serviços essenciais?

..........E de repente me vejo na obrigação moral de, quando chegar à cidadezinha em que moro, Tianguá, no interior do meu querido Ceará, conversar com a nossa querida prefeita, pessoa da minha alta estima, para saber as respostas dessas indagações, bem como lhe dar algumas sugestões que julgo serem importantes.

..........A verdade é que há uma necessidade gritante de mudanças, em todos os sentidos.

..........Brevemente farei novas considerações sobre esse assunto.





Sylvia Narriman Barroso


3 comentários:

Unknown disse...

Desejo-lhe umas óptimas férias e agradeço os comentários feitos ao meu país.
Realmente já se conseguiu ter algumas mudanças para melhor mas ainda estamos longe em campos como a educação e a saude.
A segurança já foi muito melhor e tende a piorar de dia para dia.
Hoje os políticos lutam pelos seus lugares para eles e seus amigos e desperdiçam o tempo e o dinheiro em coisas que não prestam deixando o essencial de parte.
Se hoje encontra segurança bem se deve ao modo como fomos educados no respeito e bons princípios na base da família tradicional.
Acontece que a visão de alguns politicos tem sido a de destruir e procurar dar ao mundo outros valores que não os nossos.
Hoje precisamos de políticos com uma nova cara e sobretudo um espirito isento e com capacidade de construir mais e melhor no campo da educação e da saúde pública.

Zica Cabral disse...

Querida Sylvia então está de visita ao meu apís. E pinta-o com umas cores muito cor de rosa o que me faz pensar que nós , portugueses, que nos queixamos tanto ainda temos motivos para sorrir um pouco. Mas, em relação ao resto da Europa Portugual ainda está muito aquem. Mas é um país lindo que eu adoro.
Pena nao poder estar aí tb para a conhecer e agradecer o imenso apoio que me tem dado.
Um beijão enorme e divirta-se
Zica

JAIRCLOPES disse...

Que bom que essa viagem abriu-te os olhos para uma realidade diferente da nossa. Quanto a falar com a Prefeita de Tiangá, acho que de nada adianta, nossas mazelas não são administrativas, a governança de nosso país - por extensão de nossos estados e municípios - é apenas o reflexo de nossa cultura (ou falta dela). Nossos governantes tem tanta culpa pelo que acontece aqui quanto nós, o povo, a temos. Nossos governantes são apenas um retrato três por quatro de nossa sociedade corrupta/corruptora, desleixada, sem espírito cívico, adepta de lei Gérson. Se não mudarmos nada mudará. No mais, feliz viagem por esse pedaço de nossa história e deguste um pastel de Belém por mim.