terça-feira, 11 de novembro de 2008

.
.
OSHO
.
.
Osho originalmente é um título de reverência concedido a certos mestres na tradição Zen do Budismo. Atualmente, o título é mais comumente relacionado com o controvertido filósofo indiano originalmente conhecido como Bhagwan Shree Rajneesh.
.
.

.

Osho graduou-se em Filosofia na Universidade de Sagar com honras de primeira classe. Foi professor na Universidade de Jabalpur por nove anos. Enquanto isso, ele viajou por toda a Índia dando palestras e campos de meditação.
Por mais de 35 anos, Osho trabalhou diretamente com pessoas que vieram a ele, compartilhando a sua visão do "Novo Homem" e as inspirando a experimentar uma vida baseada na meditação. Fazendo uma ponte entre as antigas verdades de épocas mais simples com a realidade atual do homem, ele criou numerosas técnicas que abriu caminhos para que os buscadores experimentassem a máxima experiência. Vendo que se precisava lidar com as complexidades da vida, ele trabalhou muito intimamente com eminentes terapeutas do ocidente para criar novas terapias baseadas na meditação.
Osho deixou o seu corpo em 19 de janeiro de 1990. Apenas algumas semanas antes, foi-lhe perguntado o que aconteceria ao seu trabalho depois que ele se fosse. Ele disse:
"A minha confiança na existência é absoluta. Se existe alguma verdade naquilo que estou dizendo, ela irá sobreviver... As pessoas que continuarem interessadas no meu trabalho, simplesmente irão carregar a tocha, mas sem impor nada a ninguém..." "Eu permanecerei como uma fonte de inspiração para o meu povo... Eu quero que eles façam crescer, por si mesmos, qualidades como amor, ao redor do qual nenhuma igreja pode ser criada, como consciência, que não é monopólio de ninguém; como celebração, regozijo, e que permaneçam inoscentes, com os olhos de uma criança..." "Quero que o meu povo conheça a si mesmo, que não sigam as expectativas dos outros. E a maneira é ir para dentro de si."
.

PALAVRAS DE OSHO
.
.
.
AMOR 1
.
Lembre-se de não armazenar seu amor, de não ser calculista. Não seja mesquinho, assim você perderá tudo. Ao contrário, permita que seu amor floresça e compartilhe, permita que ele cresça. Amor invoca amor e ódio invoca ódio. Tudo aquilo que nós damos retorna para nós. Essa é uma lei eterna. Assim, tudo aquilo que você deseja receber, é aquilo que você deve dar ao mundo. Você não pode receber flores em retribuição a espinhos.
.
.
.
AUTO-ACEITAÇÃO
.
Você não pode ser outro além de você mesmo. Então relaxe. A existência necessita de você tal como você é.
.
.
.
ARREPENDIMENTO
.
Esteja consciente de que mesmo quando você comete um erro, isso também pode ser uma oportunidade. Quando perceber que foi contra sua própria verdade e traiu o que sente em seu coração, permita que as lágrimas fluam profundamente de você e elas podem ser uma transformação.
.
.
.
CONFIANÇA
.
Quando você sente profunda confiança, essa qualidade transforma sua vida, não importa as circunstâncias.
.
.
.


.
COMPAIXÃO
.
Compaixão não é ter um coração transbordante de piedade para com os outros. Compaixão é um amor tão profundo que você está disposto a fazer o que for preciso para trazer luz a uma situação.
.
.
.
CONSCIÊNCIA
.
Sempre que você estiver agindo inconscientemente, pare, não seja um robô, não aja a partir do ego. Tome uma xícara de chá, acorde e então aja com consciência.
.
.
.
CORAGEM
.
Este é um lembrete: quando você entra no caminho para encontrar Deus, não há retorno possível. E isso exige tremenda coragem.
.
.
.
COMPREENSÃO
.
Compreenda - o que você vê nos outros é o que você tem dentro de si mesmo. Seus julgamentos são, na verdade, reflexos daquilo que está reprimido ou rejeitado dentro de você.
.
.
.
INTELIGÊNCIA
.
Use sua inteligência para procurar as coisas onde elas estão, mesmo se estiver escuro.
- Olhe para dentro.
.
.
.
MENTE
.
Esteja pronto para tomar responsabilidade pela sua própria miséria, alegria, negatividade, positividade, inferno e paraíso. Quando essa responsabilidade é entendida e aceita, mudanças começam a acontecer. Esteja aberto a uma nova possibilidade.
.
.
.
RAIVA
.
Quando você sentir raiva, não jogue sobre o outro, nem a reprima. Ela é um velho fenômeno que pode ser transformado num fenômeno positivo.
.
.
.
FRACASSO
.
Quando você tenta fazer algo sozinho, separado do todo, isso se torna um fracasso. O sucesso está em Deus e com Deus.
.
.
.
SEXO
.
O sexo é a energia mais vital, digo mais, a única energia que você tem. Não lute com ela - será uma perda de energia e de tempo. Ao invés disso, transforme-o...
Permita que seja o primeiro passo, mas não o último.
.
.
.
TRISTEZA
.
Quando você segue a natureza das coisas, não existe sombra. Até a tristeza é luminosa...
Ela não é mais sua inimiga. Você a acolherá, pois perceberá sua necessidade. E sem ela você será menos, não mais.
.
.
.
CRIATIVIDADE
.
Pare de usar sua loucura, negatividade, destrutividade contra si mesmo e os outros. Isso tem sido fácil, destruição até mesmo uma criança pode fazer. Agora volte-se para algo interno, completamente não-familiar
- Isso exige tremenda coragem e força.
Permita-se expressar sua criatividade.
.
.
.
GARGALHADA
.
A gargalhada é uma força tão transformadora que nada mais é necessário. Se você transforma sua tristeza em celebração, então também será capaz de transformar sua morte em ressurreição. .
.
.
ESPERANÇA
.
Não se perca na armadilha da esperança, não se deixe levar pela idéia
de que a ajuda vem de fora.
O outro não a preencherá.
Preenchimento é interno.
.
.
.
.
GRATIDÃO
.
Quando seu coração está pleno de gratidão, qualquer porta aparentemente fechada pode ser uma abertura para uma bênção maior.
.
.
.
INTEIREZA
.
Olhe para dentro de você e perceba se você está inteiro. Tesouras são como a mente, elas cortam, dividem...
A agulha é como o amor, une as coisas, restaura o que está despedaçado.
Abra seu coração para o amor e ele o tornará inteiro.
.
.
.
PRECE
.
Não interfira no amor e na prece de outra pessoa. Abandone a idéia de que você sabe a maneira de rezar. Simplesmente respeite...
Seja qual for a maneira delas, essa é a forma perfeita para elas.
.
.
.
ABUSO DE PODER
.
Quando você usa o poder, deve ter um profundo respeito e amor pelos outros e por toda a existência. Não interfira na vida do outro a partir de suas próprias concepções intelectuais. Se você tem poder, não manipule os outros - use-o criativamente.
.
.
.
MEDITAÇÃO
.
Preste atenção a tudo. Não existe "grande" ou "pequeno". Você pode encontrar
Deus em todo lugar
Procurando
Buscando
Investigando
Você está em sério perigo! A qualquer momento pode estar amando, rindo, curtindo...
- Você pode acidentalmente encontrar Deus.
.
.
.
ACIDENTE FINAL
.
Seja sincero em sua busca. Faça tudo por ela. É a sede de conhecer o original através do reflexo que o torna digno do acidente final:
- A iluminação.
.
.
.
CELEBRAÇÃO
.
A vida deveria ser uma celebração contínua, um festival de luzes por todo o ano. Somente então você pode se desenvolver, você pode florir. Transforme pequenas coisas em celebração. Tudo o que você faz deveria expressar a si próprio, deveria ter a sua assinatura. Então a vida se torna uma celebração contínua.
.
.
.
A ARTE DE VIVER
.
O homem nasce para atingir a vida, mas tudo depende dele. Ele pode seguir comendo, ele pode seguir envelhecendo, ele pode seguir se movendo em direção ao túmulo - mas isso não é vida.
Isso é morte gradual, do berço ao túmulo. E porque milhões de pessoas ao redor de você estão morrendo essa morte lenta e gradual, você também começa a imitá-las.
Então temos que entender primeiro o que eu entendo por VIDA. Ela não deve ser simplesmente envelhecer. Ela deve ser desenvolver-se. E isso são duas coisas diferentes. Envelhecer qualquer animal é capaz. Desenvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reivindicam esse direito.
.
.
.
DESENVOLVIMENTO
.
Desenvolver-se significa mover-se a cada minuto mais profundamente no princípio da vida; significa afastar-se da morte - não ir na direção da morte.
Quanto mais profundo você vai para dentro da vida, mais entende a imortalidade dentro de você. .
.
.
MORTE
.
Chega um momento em que você pode ver que a morte não é nada, apenas um trocar de roupas ou trocar de casas, trocar de formas
- nada morre, nada pode morrer.
A morte é uma ilusão que existe.
.
.
.
MEDITAÇÃO 2
.
Meditação significa entrar na sua imortalidade, entrar na sua eternidade, entrar na sua divindade.
.
.
.
INOCÊNCIA
.
Sempre que você perceber que perdeu a oportunidade da vida, o primeiro princípio a ser trazido de volta é a inocência. Abandone o seu conhecimento, esqueça as suas escrituras, esqueça as suas religiões, suas teologias, suas filosofias. Nasça novamente, torne-se inocente - e a possibilidade está em suas mãos.
.
.
.
MEDITAÇÃO 3
.
Meditação é apenas um método cirúrgico não convencional que corta tudo aquilo que não é seu e só preserva aquilo que é o seu autêntico ser. Ela queima tudo o mais e o deixa nu, sozinho embaixo do sol, do vento.
.
.
.
PEREGRINAÇÃO
.
A vida deve ser uma busca - não um desejo, mas uma pesquisa; não uma ambição para tornar-se isso, para tornar-se aquilo. Uma pesquisa para encontrar " Quem sou eu?"
.
.
.
SER
.
O ser é você e descobrir o seu ser é o começo da vida.
.
.
.
SENSIBILIDADE
.
Quando você se torna sensível, a vida se torna maior, você se torna tão sensível que até a menor folha de grama passa a ter uma importância imensa para você. Sua sensibilidade torna claro que Para você essa pequena folha de grama é tão importante para a existência quanto a maior estrela; sem essa folha de grama, a existência seria menos do que é. E essa pequena folha de grama é única, ela é insubstituível, ela tem a sua própria individualidade.
.
.
.
MEDITAÇÃO 4
.
A meditação lhe traz sensibilidade, uma grande sensação de pertencer ao mundo. Este é o nosso mundo - as estrelas são nossas e nós não somos estrangeiros aqui. Nós pertencemos intrinsecamente à existência. Nós somos parte dela, nós somos o coração dela.
.
.
.
DOENÇA
.
Se você adoece e você está deitado na cama, você fará daqueles momentos de repouso momentos de beleza e de alegria, momentos de relaxamento e descanso, momentos para ouvir música, poesia. Não há necessidade de ficar triste porque você está doente. Você deveria estar feliz porque todo mundo está no escritório e você está na cama como um rei, relaxando
- alguém está preparando chá para você, o samovar está cantando uma canção, um amigo se oferece para vir e tocar flauta para você. Essas coisas são mais importantes do que qualquer remédio. Quando você está doente, chame um médico. Mas, mais importante, chame aqueles que o amam porque não existe remédio mais importante que o amor. Chame aqueles que podem criar beleza, música, poesia à sua volta, porque não existe nada que cure como uma atmosfera de celebração.
.
.
.
ARTE
.
Faça todas as coisas criativas, faça o melhor a partir do pior - isso é o que eu chamo de arte.
.
.
.
RIQUEZA
.
Talvez a verdadeira riqueza seja aquela que aumenta com a distribuição. A riqueza que diminui quando é compartilhada, não é verdadeira riqueza, de modo algum.
.
.
.
CORAÇÃO
.
As portas do coração somente se abrem para o amor. E lembre-se de que somente quando alguém ouve com o coração, e não com a cabeça, é que o ouvir acontece. Você pode me perguntar: " O coração também ouve?"
E eu lhe direi que sempre que o ouvir acontece, é sempre através do coração.
A cabeça nunca ouviu qualquer coisa. A cabeça é uma pedra surda. E isso também é verdadeiro quanto ao falar. Somente quando as palavras vêm do coração, elas são cheias de significado. Somente quando as palavras vêm do coração, elas têm a fragrância das flores frescas; se não for assim, elas serão apenas envelhecidas e murchas, elas serão artificiais - flores plásticas.
.
.
.
FELICIDADE
.
A felicidade acontece quando a sua vida se encaixa com o que você é, quando se encaixa tão harmoniosamente que qualquer coisa que você fizer será pura alegria.
.
.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Osho

http://www.oshobrasil.com.br/

http://www.osho.org.br/

http://www.sannyas.net/index.shtml

http://paginas.terra.com.br/saude/osho/Osho.htm

.

2 comentários:

prafrente disse...

De Osho apenas conheço o livro "Coragem, a alegria de viver perigosamente".
Gosto do seu tipo de linguagem e da mensagem que transmite.Adorei quando ele afirma "Freud foi um louco que disse algumas coisas acertadas".

O seu post foi publicado no dia 11 de Novembro.Aqui em Portugal é o dia de S.Martinho que tradicionalmente está associado ás castanhas assadas e á "água- pé caseira"...

Um abraço de Portugal

Unknown disse...

Isto não é para ler como fiz hoje.
Exige muita meditação e também a pática.
Obrigado por nos trazer esta filosofia de um verdadeiro homem.
Para mim o pior é conseguir viver tudo isto.