domingo, 3 de agosto de 2008

.
Ler é um direito fundamental do cidadão
e principal via de acessoa ao conhecimento e à cultura.
.
.
.
O Prazer de Ler 1
.
Sonho por vezes que, quando o dia do juízo chegar e os
grandes conquistadores, advogados e estadistas vierem
receber as suas recompensas – coroas, louros, nomes
gravados indelevelmente em mármore imperecível
-o Todo-Poderoso se voltará para S. Pedro e dirá,
não sem uma certa inveja, quando nos vir chegar
com os nossos livros debaixo dos braços:
— Olhai, estes não precisam de recompensa.
Nada temos para lhes dar. Eles amaram a leitura .
.
Virginia Woolf ( 1882-1941)
.
.
.
O Prazer de Ler 2
.
Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler. E os anos que terei de vida. Não chegam, não duro nem para metade da livraria.Deve haver certamente outras maneiras de se salvar uma pessoa, senão estou perdido.No entanto, as pessoas que entravam na livraria estavam todas muito bem vestidas de quem precisa salvar-se.
.
AS PESSOAS QUE EU MAIS ADMIRO SÃO AQUELAS QUE NUNCA ACABAM...
.
José de Almada Negreiros
(Trindade, S. Tomé, 7 de Abril de 1893 — Lisboa, 15 de Junho de 1970 )
.
.
.
O Prazer de Ler 3
.
Não é tarefa fácil criar este "desejo" pela leitura, sei disso. E nem acho justo tentarmos "converter" todo mundo para este universo de papel, letras, histórias e idéias. Afinal, uma coisa que aprendi muito bem é que, o que é bom pra mim, pode não ser bom para o outro. Mas, como eu conheço bem a realidade de nosso país, que nosso ensino público é péssimo e que temos professores despreparados formando brasileiros completamente alienados, acho que devemos cometer tal "atrocidade". Devemos sim insistir que nosso povo tenha o prazer de ler. Pois assim, através da leitura, poderão se descobrir, conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de si mesmos e do mundo que se encontra em sua volta. E todos nós, professores ou não, somos responsáveis pela educação, pela conscientização, por batalhar por uma sociedade cada vez melhor. Portanto, se você é professor, não "mate" o PRAZER DE LER de seus alunos, dê livros fáceis de ler antes dos "difíceis", pergunte antes o que gostariam de ler e nunca, jamais, force qualquer barra. Você tem um grande instrumento em mãos que é o ofício de ENSINAR, portanto, não desperdice isso. Afinal, cada aluno "convertido" para a ARTE DA LEITURA é um potencial cidadão e agente transformador de si mesmo e do mundo que se encontra a sua volta.
.
Fabrício D. Viana (www.fabricioviana.hpg.com.br) .
.
.
.
O Prazer de Ler 4
.
Não se pode ensinar as delícias do amor com aulas de anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais. Se assim fosse, o livro "Cântico dos Cânticos", que está na Bíblia, nunca teria sido escrito. Não se pode ensinar o prazer da leitura com aulas sobre as ciências da linguagem. O conhecimento da gramática e das ciências da interpretação não faz poetas. Noel Rosa sabia disso e cantou: "Samba não se aprende no colégio...".
.
Rubem Alves ( Como ensinar o prazer de ler )
.
.
.
O prazer de Ler 5
.
Independente da classe social, muito mais do que um hábito, a leitura deve ser estimulada. O cidadão brasileiro precisa ter oportunidades de acesso à informação, ao conhecimento e ao entretenimento através da leitura.Hoje, no Brasil, o livro ainda é muito caro, nem todos têm uma condição financeira para adquiri-lo, ou mesmo uma biblioteca perto de sua casa. As pessoas necessitam de ler, de ler com prazer, de gostar do que lê. E o prazer de ler está relacionado com a beleza. Não há prazer sem a percepção do belo. Beleza, na literatura, não são apenas edições caprichadas, ilustrações encantadoras ou mesmo uma história bonita. Vai além disso. Quem aprende o prazer de ler é capaz de viver o que o autor escreve, de criar expectativas, unir conhecimentos, provocar mudanças, oportunidades, viajar, pensar, opinar, sonhar, acreditar.Nossa sociedade precisa acompanhar as transformações de nosso tempo. E um caminho seguro para isto é a leitura. As pessoas podem ler para obter uma informação de caráter geral, para aprender um pouco mais e até para ampliar os conhecimentos de que já dispõem. Podem ler por prazer, ou em busca de uma resposta, ou propósito. Mas principalmente é preciso reconhecer que: Ler é trocar. Ler não é só receber.
.
Marcélia de Deus - mardideus@yahoo.com.br
(CEMMA- Centro Educacional Maria Madalena Friche Passos - 5ª a 8ª séries)
Brumadinho, MG

Nenhum comentário: