sexta-feira, 3 de outubro de 2008

.
.
São Francisco de Assis morreu a 3 de outubro de 1226
.
.
.

São Francisco de Assis nascido Francesco Bernardone, (Assis, 26 de setembro de 1181 — 3 de Outubro de 1226) foi um frade católico, fundador da "Ordem dos Frades Menores", mais conhecidos como Franciscanos. Um dos mais amados e populares santos do mundo. Chamado de "O Pobre Homem" "Il poverello" . Foi canonizado em 1228 pela Igreja Católica.
Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente: as igrejas católicas costumam realizar cerimônias em honra aos animais próximas à data que o celebram, dia 4 de outubro.

.
.
Oração de São Francisco de Assis
.
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
.
.
( Basílica de São Francisco, em Canindé - Ceará. Foto de Helder Fontenele)
.
Os festejos de São Francisco, em Canindé - Ceará, reunem anualmente milhares de pessoas de todo Brasil, principalmente dos estados nordestinos. Ao longo dos anos, a romaria a pé tem sido uma das tradições mais conservadas pelos fiéis, servindo como uma forma de agradecimento ao santo pelas graças alcançadas.
.
.

( Basílica de São Francisco, em Canindé - Ceará. Foto de Helder Fontenele)

.

( Estigmas de São Francisco)
.
Em 14 de setembro de 1224 enquanto orava na ermida de Monte Alvernia ele recebeu os estigmas (estigmatas). Ele morreu dois anos mais tarde em 3 de outubro de Assis e foi canonizado em 1228. Nunca se ordenou porque não se considerava digno do sacerdócio. São Francisco de Assis teve um grande impacto na vida religiosa da igreja.Sua vida foi caracterizada por uma adoração a Jesus de uma maneira alegre, jovial e reverenciava a natureza e a sua preocupação com os doente e pobres era enorme. A Ordem dos Franciscanos é uma das maiores e mais fortes da igreja junto a dos jesuítas, dominicanos e beneditinos. Ele é mostrado na arte litúrgica com o seu hábito, as estigmatas e algumas vezes com um crucifixo com asas. Muitas vezes o santo é mostrado dando sermões a animais e pássaros.
.
.
.
Fontes:
.
.
.
.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou católico mas não sabia que hoje era o dia de S. Francisco. Tenho muito repeito por ele e no último ano partcipei numa actividade destes Frades no Varatôjo. Um Convento lindissimo e com muita história.
Os caminhos de Deus são diferentes dos nossos humanos. Este Santo tinha tudo. Família, dinheiro e poder e deixou tudo pela causa de sua fé e do seu Deus.
Parece que naquela data a Igreja estava muito mundanizada e o clero vivia na opulência.
S. Francisco veio mostrar quanto estavam a distanciar-se da verdadeira doutrina e da vida recta que Jesus pediu e ensinou.
A sua lição foi ouvida pela graça de Deus que saía da sua boca.