terça-feira, 5 de agosto de 2008

.
.
Meditação da Madrugada
.

.
Em meio a esse mundo complexo, podemos encontrar
clareza e simplicidade, quando descobrimos
que a qualidade que fazemos nascer do coração
é o que mais importa. O poeta
zen Ryokan sintetizou tudo isso ao dizer:
.

A chuva cessou, as nuvens se afastaram
e o céu voltou a ser límpido.
Se o teu coração é puro, então tudo no teu mundo é puro...
E a lua e as flores te guiarão ao longo do Caminho.
.
.
.
Existem muitos caminhos para subir a montanha
e cada um de nós deve escolher a prática que sentirmos
verdadeira para o nosso coração.
O poeta Rumi descreve esses caminhos:
.
Alguns trabalham e enriquecem;
outros trabalham e continuam pobres.
A uns, o casamento enche de energia;
a outros, drena-os.
Não confies nos caminhos: eles mudam.
Os métodos vão para lá e para cá como o rabo do jumento.
Acrescenta sempre, a qualquer sentença,
a cláusula de gratidão: " Se Deus quiser"
e vai em frente, vai em frente...
.
.
.
Oscar Wilde escreveu: " O coração foi feito para ser partido".
À medida que nos curamos por meio da meditação, nosso coração
se parte e se abre para sentir com plenitude.
Um poema de Wendell Berry oferece uma
bela ilustração:
.
Entro no bosque e me sento em silêncio.
Minha agitação se desvanece,
como os círculos de uma pedra n'água.
Meus fardos estão onde eu os deixei,
adormecidos como o gado no curral...
.
Aquilo que temo, surge, então,
e vivo, por um instante, no seu olhar.
O que temo nele o abandona
e o medo dele me abandona.
Ele canta e eu ouço o seu cantar.
.
.
.
A mente é capaz de fazer praticamente tudo,
como alternar raiva com bondade.
O grande poeta místico Kabir pergunta:
.
Amigo, dize-me o que fazer com este mundo
ao qual me prendo, prisioneiro do seu giro.
.
Renunciei às vestes e cubro o meu corpo com uma túnica,
mas certo dia notei a perfeição da sua trama.
.
Troquei-a por um simples saco de aniagem, mas ainda
o atiro, com elegância, sobre o ombro esquerdo.
.
Refreei meu apetite sexual, mas agora
descubro o quanto estou faminto.
.
Renunciei à raiva, mas agora
percebo a avidez que me acompanha o dia todo.
.
Lutei muito para dissipar a minha avidez
e agora sinto orgulho de mim mesmo.
.
Quando resolve romper seus laços com o mundo,
a mente continua a se prender a alguma coisa.
.
.
.
Ao dar o devido valor aos ciclos da vida, honramos
a lei natural do universo no Tao ou o dharma
da nossa própria vida.
O poeta Wendell Berry fala disso em seu poema
" A lei que casa todas as coisas":
.
A nuvem é livre
apenas para ir com o vento.
.
A chuva é livre
apenas para cair.
.
A água é livre
apenas para juntar suas gotas,
.
seguir seu curso descendente
e elevar-se no ar.
.
Na lei há repouso
se amas a lei,
se a obedecer cantando
como a água ao cair.
.
.

Nenhum comentário: